Neli Cardoso

Cromoterapia

Cromoterapia

A Cromoterapia: é um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente, ou ainda, prever algumas doenças, dependendo do caso.

Segundo Historiadores a técnica já era utilizada no Antigo Egito. As cores eram refletidas através dos raios solares e usada para o benefício do ser humano.

A sua função é curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente. Sendo um complemento da medicina tradicional.

A palavra tem origem no grego “khrôma” que significa “cor”.  E, “terapiaque vem do grego THERAPEIA, que significa “o ato de curar” ou “ato de reestabelecer”.  Logo, ato de curar ou reestabelecer através das cores.

Newton estudou o fenômeno da difração, que consistia na decomposição da luz solar em várias cores quando atravessava um prisma, e denominou o conjunto de cores como espectro.

O espectro é formado pela união das cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

As sete cores que compõem a luz do sol e que formam o arco-íris. E o círculo cromático contém 12 diferentes cores, que ajudam a visualizar as cores primárias, secundárias e terciárias que formam o espectro visível.

Os estudos realizados pelo escritor alemão Goethe influenciaram a percepção subjetiva das cores e a relação entre as cores e a Psicologia e Fisiologia.”

A cromoterapia só chegou ao Ocidente no século XIX. E hoje é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a cromoterapia pode ser aplicada em leitos hospitalares, em casa e no ambiente de trabalho ou em consultório de cromoterapia.

Cromoterapia

Cromoterapia

A Cromoterapia: é um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional

“A cor é o lugar onde o cérebro e o universo se encontram.”

Paul Cézanne.

Como utilizar no consultório de cromoterapia?

Primeiramente se faz uma sessão de anamnese com o paciente, para saber qual a sua queixa, e como trata-lo, inclusive para saber quais as contraindicações.

Em um quadro de hipertensão por exemplo, deve-se evitar a cor vermelha, que é estimulante e pode vir a aumentar ainda mais a sua pressão.

Normalmente se utiliza um suporte com uma lâmpada de 25 watts, com lentes coloridas, na cor especifica para o tratamento, onde é colocado a 5 centímetros da pele, atuando durante o tempo estipulado pelo Cromoterapeuta.

Cada cor tem seu potencial de cura, Cada chakra tem sua respectiva cor, e podemos potencializa-lo, mas tudo depende de como se segue o tratamento.

Vermelho

Chakra básico, a sua função é ativar a circulação e estimular o sistema nervoso. E tem algumas contra indicações.

Laranja

Chakra umbilical, é antidepressivo, melhora o metabolismo, o sistema digestivo, Influencia o processo de tomar decisões e traz alegria.

Amarelo

Chakra Plexo Solar, corresponde ao poder pessoal e satisfação, influencia o dinamismo e a capacidade de expressão, criatividade e estudo. Área de atuação: olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos.

Verde

Chakra cardíaco, comanda o coração e o sistema circulatório, traz tranquilidade, saúde e equilíbrio. Atua nos problemas cardíacos, dores de cabeça, insônias, etc.

Azul

Chakra laríngeo, baixa a pressão arterial, tem função analgésica, atua no sistema respiratório, na expressão verbal. É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação.

Indigo

Chakra frontal, localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso. É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão, purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante.

Violeta

Chakra coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade, eleva a autoestima. Acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infeções e inflamações. Trabalha a estabilidade e paz na consciência.

Eu tenho ferramentas para auxiliar você nesse processo!